Como montar um prato saudável para os pequenos?

Como montar um prato saudável para os pequenos?

Quem tem criança sabe como pode ser difícil incentivar uma boa alimentação, e que para ajudar vale de tudo: inventar músicas, conversas, ou até fazer com que um brinquedo faça parte da bagunça! Mas existe maneira de criar um prato saudável e que agrade a criança?

Segundo nutrólogos, o ideal para o prato infantil é o “prato de cinco cores” que envolve alimentos verdes, brancos, marrons ou pretos, vermelhos e amarelos ou laranjas. Isso porque estas combinações se complementam nutricionalmente, resultando em refeições bastante equilibradas.

É importante também que as cores apareçam, pois são elas que ajudam a incentivar a criança a comer. A partir dos seis meses, o bebê é muito sensorial, e gosta de cores que chamem a atenção. Quanto mais cor tiver, mais convidativo será o prato.

Mas como eu faço com alimentos que podem provocar engasgos?
Nesses casos, durante os primeiros meses de vida do bebê, o ideal é amassar com um garfo todos os alimentos, mantendo a integridade das cores, passando para pedaços pequenos a partir dos nove meses.

Lembre-se que a alimentação saudável não fica somente nas cinco cores! A inclusão de ovos, leite, frutas cítricas, entre outros alimentos é importante para suprir a necessidade de vitaminas e cálcio, fundamentais no desenvolvimento da criança.

Fonte: ttps://bebe.abril.com.br/alimentacao-infantil/prato-colorido-cinco-cores-introducao-alimentar