Como os brinquedos e as brincadeiras contribuem no desenvolvimento do bebê

Desenvolvimento do bebê: entenda as diferentes fases

Quando o bebê chega ao mundo, tudo é novo, é um universo de muitas descobertas e aprendizagens. Por isso, é notório que os brinquedos e as brincadeiras fazem parte da linguagem primária das crianças, pois eles promovem experiências iniciais repletas de cores e formatos, além de contribuírem para o melhor caminho no desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras.

Segundo a teoria do psicólogo suíço, Jean Piaget, durante o nascimento até a faixa dos dois anos de idade, o bebê está na fase sensório-motora, na qual ele aprende por meio dos sentidos e das manipulações de objetos. Durante esse período, fazer com que a criança entenda que um objeto existe, até mesmo, quando ela não possa vê-lo é de suma importância.

Em segundo lugar, a fase pré-operacional que vai de 2 a 7 anos. Nela a criança desenvolve a imaginação e a memória, ela passa a entender e compreender o que é passado e futuro, além de interpretar as coisas simbolicamente. Mas lembrando que nessa etapa a criança ainda apresenta dificuldades em ver os pontos de vistas das pessoas.

Por fim, o último estágio de 7 a 11 anos, começam as percepções mais conscientes dos sentimentos dos outros, e a compreensão de que todos partilham de opiniões distintas. É o início do pensamento lógico ou operacional, ou seja, a criança já pensa e raciocina por si própria.

Portanto, é notório que as atividades lúdicas são essenciais na fase do desenvolvimento infantil, são bem interdisciplinares e usadas de acordo com o processo e a capacidade de seu filho. É válido lembrar também, que as brincadeiras devem ser passadas tanto na escola quanto em casa.

 

tapete de atividades infantil

Estimular a visão e o tato: 0 a 6 meses

Nessa fase inicial, de 0 a 6 meses, os bebês precisam de atividades que os incentivem a desenvolver habilidades motoras. E a büp baby tem muitas opções de brinquedos para o seu pequeno nesse momento tão importante e delicado:

Temos diversos tapetes de atividades, vários brinquedos interativos, livros, mordedor de chocalho e muito mais! Todos esses itens são cheios de cores, diferentes texturas e tamanhos para facilitar nos processos das descobertas.

Além disso, explorar objetos do cotidiano e usar outras vertentes para atrair a atenção dos bebês é super válido, como: estimular a visão com equipamentos de casa, por exemplo, mostrar a roupa batendo na máquina de lavar, cantar, incentivá-lo a alcançar brinquedos, sentir a chuva, entre outros.

 

mordedor infantil

Ativação de habilidades cognitivas: 6 meses a 2 anos

De 6 meses a 2 anos, os bebês passam a engatinhar, em seguida inicia os primeiros passinhos, e mais tarde, as palavras. É um período que nos exige muita atenção, pois as crianças começam a andar pela casa e pegar tudo que vêem pela frente.

Nessa fase é importante darmos aos pequenos brinquedos que estimulem habilidades físicas, linguísticas e cognitivas. Por isso, as argolas coloridas de empilhar, brinquedos de banho e chocalhos são ótimos estimulantes, além de algumas brincadeiras feitas em casa como estimular o equilíbrio e a fala, montar quebra-cabeças, dançar, contar histórias.

 

mesa de atividades para o desenvolvimento da criança

Atividades lúdicas: 3 a 7 anos

Após as descobertas de diversas sensações e experiências, a fase de 3 a 7 anos é ótima para o começo das atividades lúdicas. Visto que, são ideais para preparar as crianças para o papel social, ou seja, é ensinar sobre como o mundo funciona, e como lidar com as emoções.

As brincadeiras na sala de aula com outras crianças e, até mesmo, em casa, trazem vivências inovadoras, por exemplo, o teatro e o quebra-cabeça, ajudam na autoestima, habilidades sociais, cooperação e persistência. Além disso, a percepção de perda e ganho com diversas atividades, faz com que seu filho aprenda a ouvir, respeitar e discordar de opiniões.

É essencial pensarmos no desenvolvimento dos nossos pequenos, pois isso influenciará diretamente no futuro deles, ter cuidado e paciência nessa fase de descobertas e aprendizados é fundamental.

A büp baby tem uma diversidade encantadora de brinquedos para todas estas etapas, venha conferir!